PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS DIFERENTES COMPLEXOS TURÍSTICOS DO MUNICÍPIO DO HUAMBO – ANGOLA/ PERCEPCIÓN AMBIENTAL DE LOS DIFERENTES COMPLEJOS TURÍSTICOS DEL MUNICIPIO DEL HUAMBO


Autor: Abílio Santos Malengue1; Adelaide Júlia Hossi

Resumo
O presente estudo foi realizado nos diferentes complexos turísticos do Município do Huambo, no período compreendido entre Agosto de 2017 a Dezembro de 2018. Com o objectivo de perceber o nível de informação dos utentes, moradores e gestores dos complexos turísticos do município de Huambo. De forma específica, fez-se uma pesquisa sobre o arcabouço conceitual do turismo e nível de percepção ambiental dos utentes, moradores funcionarios e gestores de alguns locais turísticos de Huambo, bem como diagnostico o nível de conhecimento sobre a importância do ecoturismo na preservação do meio ambiente e a contribuição deste sector na diversificação da economia. Como modalidade de pesquisa, utilizou-se o estudo de caso, que colecta e regista dados de um caso particular ou de vários casos a fim de organizar um relatório ordenado e crítico de uma experiência, ou avaliá-la analiticamente, objectivando tomar decisões, esta metodologia é baseada na estrevista semiestruturada, fundamental na colecta de dados. Onde resultaram as seguintes conclusões: Quanto maior for a distância da unidade ou zona turística em relação a cidade, menor é a percepção ambiental dos populares que residem próximo as mesmas; Os utentes reconhecem o grau de importância dos complexos turísticos e do sector na diversificação da economia de uma região e do país no geral; entre as unidades turísticas estudadas, o granja por do sol, localizado na comuna comandante NZanji, foi a que recebe menos turístas, tudo porque a mesma encontra-se quase em estado de abandono.

Palavras chaves: Percepção ambiental, Complexos turísticos, e Diversificação da económia

1. INTRODUÇÃO
O homem está constantemente agindo sobre o meio a fim de satisfazer suas necessidades e desejos.
Cada indivíduo percebe, reage e responde diferentemente frente às acções sobre o meio (Bezerra et al., 2007). O planeta vivência um período de constantes transformações no que se refere ao meio ambiente e sobre o olhar que o homem possui do seu habitat. A paisagem natural historicamente vem se modificando constantemente com a intervenção do homem, deixando de ser uma paisagem natural e passando a ser transformada, atendendo aos ideais humanos de cada sociedade (Santos et al., 2012). O estudo do perfil e nível de compreensão dos visitantes sobre o meio ambiente e impácto causado pela visita, se reveste de tamanha importância já que pode ser utilizado como uma ferramenta fundamental para actividades de gestão de desenvolvimento de um plano de educação ambiental dirigida aos visitantes (Tomasetto et al., 2018).
A percepção ambiental consiste na consciência e compreensão do meio ambiente pelo ser humano, no sentido mais amplo, extrapolando a percepção sensorial individual (Bezerra et al., 2007) Factores como as características do estímulo, o ambiente cultural e social no qual o homem está inserido, ou ainda as características pessoais do mesmo podem moldar a percepção. Desse modo, cada pessoa reage de forma diferente para cada estímulo (Tomasetto et al., 2018). Neste sentido, pode-se considerar e buscar entender como o ambiente influencia positiva e/ou negativamente, o comportamento de um estilo de vida saudável, para possibilitar uma intervenção mais efetiva na criação de ambientes desejáveis e propícios para o desenvolvimento da atividade física e do lazer (Viena et al., 2014).
Entre as actividades que o homem pode desenvolver no ambiente e influenciar positivamente em sua vida suadável, destaca-se o turismo uma practica queáconsiste no deslocamento voluntário e temporário de indivíduos ou grupo de indivíduos que, fundamentalmente por motivos de recreação, descanso, cultura ou saúde, saem do seu local onde residem para outro, onde não exercem actividades lucrativas nem remunerativas, gerando múltiplas inter-relações de importância social, econômica e cultural (Paiva, 2016). Esta actividade é bastante importante, já que, origina a divisão social do trabalho entre sexos, ao atrair as mulheres jovens, que nas sociedades tradicionais desempenhavam tarefas domésticas, e qu
e passam a trabalhar em serviços turísticos (Nhulilivali, 2017). Segundo Vera et al., (1997) o turismo tem carateristicas e objectivos que se resumem na seguinte.
leer artículo completo

Versión en castellanoversion en castellano

No comments yet»

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

Conectando a %s

A %d blogueros les gusta esto: